sábado, 14 de agosto de 2010

Os 10 melhores widgets para Android | Agosto de 2010

Caros leitores do Jornal Android,
Vamos para a primeira edição dos 10 melhores widgets para Android, que terá – inicialmente – uma publicação mensal e buscará listar as melhores opções de widgets do período. Ocasionalmente, caso o mês tenha sido interessante, teremos algumas menções honrosas, além dos leitores também poderem fazer suas sugestões na área de comentários.
Junto com cada seleção, haverá um QR Code para que você ler com um barcode scanner e baixar o app diretamente em seu Android.


» Analog Clock Collection


Boa opção para quem quer substituir o relório analógico "de fábrica" que vem no Android. Vem com 32 opções de relógios, desde as mais sóbrias até as infantis, passando por um relógio do robô Android, cujos ponteiros são seus braços, até um do – pasmem – Bob Esponja.



» Evernote


Uma recente atualização do Evernote para Android trouxe um widget, que era inédito no app, e deixa na ponta dos dedos suas principais funcionalidades: buscar uma nota, escrever uma nova nota, adicionar uma nota com foto e adicionar uma nota falada. Possui apenas o tamanho 4x1.



» Gtasks


O Gtasks seria apenas um widget de anotações se não fosse uma pequena peculiaridade: sua perfeita integração com os tasks do Gmail. Todas as funcionalidades estão lá, e sua sincronização com o Google beira o perfeito. Tanto ao anotar no Gmail e sincronizar no Gtasks, como vice-versa. Para quem é fã do recurso, recomendadíssimo! Vem nos tamanhos 2x2 e 4x2.



» Mario Item Block


Da série "widgets inúteis que adoramos", o Mario Item Block adiciona um de seus clássicos blocos com interrogação na home screen, ocupando uma espaço 1x1. Ao se clicar nele, pode sair uma flor, um cogumelo ou algumas moedas. O app ainda dá um cenário de Super Mario para se usar de wallpaper, mas tem o porém de não poder ajustar o volume dos efeitos sonoros ou, ainda, silenciá-lo.



» System Info Widget


Todas as informações relevantes de seu Android – bateria, temperatura, memória RAM, memória do sistema e memória do cartão SD – ficam na sua homescreen, com as opções de tamanho 1x4 e 4x1. O widget ainda pode ser configurado quanto a sua aparência, temperatura e intervalo de atualização.



» Turtle Photoframe


Há poucos widgets no Market que cuidam da quase irrisória tarefa de se colocar uma foto na área de trabalho, e o Turtle Photoframe faz isso e mais um pouco. Pode-se selecionar uma pasta com fotos para que as fotos mudem de tempos em tempos, e ainda configurar o tempo dessa transição, em segundos. O widget tem opções de tamanho de 2x2, 4x2 e 4x4.



» Battery Life


Há diversos widgets que exibem o status atual de sua bateria, mas as opções de configuração do Battery Life o tornam o melhor de sua categoria. Esse widget, de tamanho 2x1, pode exibir temperaturas em Celsius ou Fahrenheit, mostrar informações a mais (como temperatura, voltagem, etc.) e ter seu tema de cores configurado.



» Fantasy LockScreen


Apesar de ser considerada um pouco insegura, o travamento por padrão ainda é a escolha dos usuários de Android para evitar bisbilhoteiros. Porém, não é sempre que queremos travar o celular, e ter que ir até as opções de segurança pára desabilitar o recurso acaba sendo um pouco inconveniente. Esse simpático widget, que mede apenas 1x1, permite ao usuário ativar ou desativar ao travamento por padrão com apenas um clique, porém é bem novo e não possui nenhuma opção de personalização.



» Foursquare


Sabe para onde ir hoje à noite? O app da Foursquase cuida muito bem da tarefa de agregar opiniões dos melhores lugares de sua cidade, e o widget mostra em tempo real onde seus amigos estão naquele momento. A única desvantagem é que possui apenas um tamanho, o incomum 3x3.



» Gmail Unread Count


Esse widget poderia muito bem exibir apenas um ícone do Gmail com a quantidade de e-mails não lidos, mas ele vai muito adiante. Pode-se escolher o estilo do widget, a conta do Gmail à qual ele estará vinculado (para aparelhos onde pode-se configurar mais de uma conta do Google), o texto do widget, dentre outras opções. Vem apenas na opção 1x1 – o que é mais do que suficiente.





Licença Creative Commons
Os 10 melhores widgets para Android | Agosto de 2010 de Rodrigo Rigotti é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported.
Based on a work at jornalandroid.blogspot.com.

3 comentários:

  1. Bom post! Ficaria ainda melhor se rolasse o link (qr code) e uma screenshot.

    ResponderExcluir
  2. Agora ficou joia :)
    Gostei do Turtle Photoframe e uma pena o System Info Widget ser pagoware. Mas vou tentar comprá-lo

    ResponderExcluir
  3. Conheçam também o aplicativo aDesp, que você pode controlar suas despesas.
    Entre no meu Blog e conheçam - http://adesp-android.blogspot.com, ou façam o download do aplicativo na Loja Shop4Apps da Motorola.

    ResponderExcluir