quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diga-me onde andas, e eu direi qual app usar

Recentemente, temos visto diversas ações -- tweets, buzzs, status no Facebook, etc -- dos usuários vinculadas à sua localização naquele momento. Essa brincadeira rendeu alguns apps que reúnem opiniões, sugestões e até tours para os usuários adeptos. Pode-se falar de um restaurante, comentar um evento, reclamar do trãnsito, e em segundos todo mundo que está perto de você e conectado àquele serviço saberá o que você disse, mesmo que essa pessoa não te conheça.
A seguir, listamos algumas opções que têm se destacado nesse meio. Só tome cuidado com sua bateria, já que elas fazem bastante uso do GPS, e com sua privacidade, já que é possível saber sua localização em questão de segundos e com alguns metros de exatidão.


» Foursquare


O Foursquare é uma ótima pedida para se conhecer lugares interessantes ao seu redor. Com ele, ao chegar em um estabelecimento, usuários do app podem dar um "check-in" (traduzindo literalmente, dar entrada) e, conforme a quantidade de check-ins naquele lugar aumentam, o usuário pode-se tornar seu mayor -- a pessoa que mais conhece o estabelecimento. Adicionalmente, é posível publicar resenhas curtas e divulgar via Twitter e via Facebook, com direito a geolocalização, onde você está naquele exato momento. O Foursquare também conta com uma lista de amigos e um widget 3x3 para os acompanhá-los de sua homescreen.





» Gowalla


A proposta do Gowalla é parecida com a do Foursquare, que também dá a possibilidade de check-ins e avisar seus amigos via Twitter e Facebook. Além disso, possui uma interface mais refinada e conta com as trips, que sugere um itinerário de atrações a seu redor. A aba passport exibe um resumo de suas ações com o Gowalla, como quantidade de check-ins, stamps, seus bookmarks, etc. A desvantagem do Gowalla fica por conta da falta de um widget.



» GetGlue


O GetGlue, diferentemente dos dois apps acima, ao invés de dar a possibilidade de fazer check-in em um estabelecimento, o check-in será sobre as ações do usuário: assistir um filme ou seriado, jogar um jogo, ouvir uma música, etc. Pode-se, então, discutir com os outros usuários do app e ainda fazer sugestões. O grande diferencial, entretanto, é o de solicitar stickers -- adesivos de verdade! -- para a própria GetGlue para que você mostre a todo mundo, e não só aos usuários, suas diversas conquistas. A única exigência é que você mande uma foto mostrando onde o adesivo foi colado.




» Google Buzz


O grande trunfo do Google Buzz, principalmente entre nós, usuários Android, é sua completa integração com o Google Maps. Os estabelecimentos não estão agrupados como nos apps acima, mas ao vermos o mapa, os buzz's dos usuários que estão juntos em geral referem-se a um lugar em comum -- um show, um restaurante, ou até um acidente de trânsito. tem as vantagens de possuir um widget e pertencer ao Google, o que significa que a integração com seus outros produtos, futuramente, pode ser ainda maior.

(o Google Buzz possui integração com o Google Maps, mas o QR Code abaixo refere-se ao app avulso dele).


Um comentário: