terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Jornal Android deve passar a postar tweets apenas em português?

Quando o Jornal Android nasceu por meio do twitter (@jornalandroid), nossa intenção inicial era a de divulgar notícias do mundo Android em português e inglês. Entretanto, bastante coisa mudou nos mais de 40 dias que estamos em atividade e, por isso, estamos pensar em mudar um pouco o rumo do JA no Twitter.
Os novos seguidores do JA, principalmente após a polêmica da Motorola e seu Milestone, são principalmente brasileiros (e alguns portugueses), o que fez com que praticamente todos os RT's dados em nossas notícias desde então fossem os de tweets em português.
As estatísticas do bit.ly também apontam para um crescimento do público brasileiro: abaixo seguem os gráficos da divisão do público por país de 30 dias atrás (acima) e 7 dias atrás (abaixo).

Visitas por país entre 01/08 e 31/08
Visitas por país entre 25/08 e 31/08

Portanto, gostaria que meus leitores participassem dessa decisão: o Jornal Android deve parar com seus tweets em inglês? Vote na enquete, deixe seus comentários, elogie, xingue, fale mal, dê RT... mas solte a voz! :)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Motorola Milestone não terá upgrade para Android 2.2 (Froyo) no Brasil e América Latina


Após muita especulação, a Motorola confirmou que as versões do Motorola Milestone vendidas no Brasil e na América Latina não receberão o Android 2.2, vulgo Froyo.
A informação chegou a ficar em seu site oficial como "under evaluation", mas hoje passou para "Will not have software upgrade to Android 2.2" ("não terá upgrade para o Android 2.2").
Usuários do Milestone e adeptos do simpático robozinho verde no Brasil inteiro se manifestaram no Twitter com as hashtags #motorolafail e #motofail na esperança de mudarem a decisão da Motorola. Outra esperança reside no lançamento do Milestone para europa e Canadá, já que provavelmente, por meios não-oficiais, poderão ser instalados nos aparelhos brasileiros.

Via Motorola.

Copyright da imagem: Phandroid.com

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Destaques da Semana - 16/08 a 22/08

Bom dia, adeptos do simpático robozinho verde!
A cada semana faremos um resumão – separado por categorias – das principais notícias do simpático robozinho verde nos últimos 7 dias. Nesse período entre 16 e 22 de agosto tivemos diversas notícias interessantes, então vamos a cada uma delas.

» Notícias
  • Estoque do Nexus One como ADP se esgota – Após ter suas vendas encerradas pelo próprio Google, o Nexus One passou a ser comercializado como um ADP (Android Developer Phone), mas mesmo assim teve suas unidades esgotadas em pouco tempo.
    Via Engadget e Android Developers.
  • Flash lança versão final do Flash 10.1 – Após um período em estágio beta desde o lançamento do Froyo, o Android 2.2, o Flash para Android finalmente entrou em sua versão final, mas por enquanto apenas para o Nexus One.
    Via Android Central e Engadget.
  • Android que sucederá Gingerbread poderá se chamar Honeycomb – nem sequer sabemos como será a cara do Gingerbread, o Android 3.0 (provável versão), e fortes rumores já dizem que a versão que o sucederá se chamará Honeycomb, que deve ser o Android 3.1, 3.2 ou ainda 4.0.
    Via Techradar e Mashable.
  • PayPal pode ser forma de pagamento no Android Market – se essa notícia já era interessante lá fora, é igualmente interessante para nós, brasileiros: o PayPal, serviço mais popular no mundo para pagamento via internet com cartões de crédito internacional, pode se tornar uma opção para aquisição de apps no Android Market.
    Via The Next Web, CNET e phoneArena.
  • Oracle perde confiança dos desenvolvedores Android – desenvolvedores acreditam que a Oracle traiu a comunidade open source após sua entrada num processo contra o Google alegando quebra de patente sobre a tecnologia Java.
    Via Reuters.
  • Site da AppBrain ganha melhorias – pegando carona na falha do Android Market em classificar seus aplicativos, o site do AppBrain permite buscar aplicativos por popularidade, mais bem avaliados, disponibilidade, destaque da semana, bem como diversas outras formas de classificação.
    Via AppBrain Blog, Android Police e Android Guys.

 » Futuros gadgets
  • Meizu M9 – pode sair até o fim do ano, e contará com um retina display (o mesmo presente no iPhone 4), resolução de 640x960, Android 2.2 e uma interface altamente customizada.
    Via Engadget, Electronista e IntoMobile.
  • Sony Ericsson lançará Android voltado para jogos – rumores apontam para o lançamento de uma espécie de híbrido entre um PSP e um Samsung Captivate, e que ainda por cima estará equipado com o Android Gingerbread.
    Via Engadget e Android Central.
  • LG afirma que seu tablet Optimus será melhor que iPad – Chang Ma, vice-presidente de marketing da LG, em entrevista ao Wall Street Journal, afirma que o tablet Optimus, equipado com Android, será "altamente produtivo" e, por isso, melhor que seu concorrente direto, o iPad.
    Via Wall Street Journal, Electronista e Gizmodo.

 » Novos apps
  • adbWireless – Envie comandos ADB para seu Android sem precisar de um cabo USB. Necessita ter root no aparelho.
  • Chrome to Phone – Compartilhe links, mapas e conteúdos do seu Chrome diretamente em seu Android.
  • GetGlue – A famosa rede social para TV, games, livros, etc, chegou em seu Android. Você ainda pode solicitar adesivos reais dos badges que você conquistar ao longo do tempo.
  • StumbleUpon – O melhor site para jogar tempo fora ganha versão para Android.
  • Tumblr –Tenha em seu Android o microblogging no qual você pode postar todo tipo de conteúdo: textos, links, fotos, áudios, vídeos, etc.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Parabéns, @jornalandroid! Um mês de vida!


Hoje, o twitter do Jornal Android (@jornalandroid), onde tudo começou, completa seu primeiro mês (nasceu em 20 de julho). Foram 31 dias de uma experiência muito interessante, que continuarei tocando tendo em vista a promissora jornada do nosso querido robozinho verde. Nesse meio tempo, tivemos:

- 1021 cliques nos links do bit.ly
- 689 tweets
- 144 seguidores
- Visitantes de 30 países diferentes
- Um Android novo

Obrigado pelo apoio, pessoal, e vamos em frente! :)

Copyright da imagem: TalkAndroid.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diga-me onde andas, e eu direi qual app usar

Recentemente, temos visto diversas ações -- tweets, buzzs, status no Facebook, etc -- dos usuários vinculadas à sua localização naquele momento. Essa brincadeira rendeu alguns apps que reúnem opiniões, sugestões e até tours para os usuários adeptos. Pode-se falar de um restaurante, comentar um evento, reclamar do trãnsito, e em segundos todo mundo que está perto de você e conectado àquele serviço saberá o que você disse, mesmo que essa pessoa não te conheça.
A seguir, listamos algumas opções que têm se destacado nesse meio. Só tome cuidado com sua bateria, já que elas fazem bastante uso do GPS, e com sua privacidade, já que é possível saber sua localização em questão de segundos e com alguns metros de exatidão.


» Foursquare


O Foursquare é uma ótima pedida para se conhecer lugares interessantes ao seu redor. Com ele, ao chegar em um estabelecimento, usuários do app podem dar um "check-in" (traduzindo literalmente, dar entrada) e, conforme a quantidade de check-ins naquele lugar aumentam, o usuário pode-se tornar seu mayor -- a pessoa que mais conhece o estabelecimento. Adicionalmente, é posível publicar resenhas curtas e divulgar via Twitter e via Facebook, com direito a geolocalização, onde você está naquele exato momento. O Foursquare também conta com uma lista de amigos e um widget 3x3 para os acompanhá-los de sua homescreen.





» Gowalla


A proposta do Gowalla é parecida com a do Foursquare, que também dá a possibilidade de check-ins e avisar seus amigos via Twitter e Facebook. Além disso, possui uma interface mais refinada e conta com as trips, que sugere um itinerário de atrações a seu redor. A aba passport exibe um resumo de suas ações com o Gowalla, como quantidade de check-ins, stamps, seus bookmarks, etc. A desvantagem do Gowalla fica por conta da falta de um widget.



» GetGlue


O GetGlue, diferentemente dos dois apps acima, ao invés de dar a possibilidade de fazer check-in em um estabelecimento, o check-in será sobre as ações do usuário: assistir um filme ou seriado, jogar um jogo, ouvir uma música, etc. Pode-se, então, discutir com os outros usuários do app e ainda fazer sugestões. O grande diferencial, entretanto, é o de solicitar stickers -- adesivos de verdade! -- para a própria GetGlue para que você mostre a todo mundo, e não só aos usuários, suas diversas conquistas. A única exigência é que você mande uma foto mostrando onde o adesivo foi colado.




» Google Buzz


O grande trunfo do Google Buzz, principalmente entre nós, usuários Android, é sua completa integração com o Google Maps. Os estabelecimentos não estão agrupados como nos apps acima, mas ao vermos o mapa, os buzz's dos usuários que estão juntos em geral referem-se a um lugar em comum -- um show, um restaurante, ou até um acidente de trânsito. tem as vantagens de possuir um widget e pertencer ao Google, o que significa que a integração com seus outros produtos, futuramente, pode ser ainda maior.

(o Google Buzz possui integração com o Google Maps, mas o QR Code abaixo refere-se ao app avulso dele).


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quais são as versões do Android?

Esse trambolho é o avô dos Androids.

UPDATE: A versão do Android iniciada pela H será a Honeycomb, que deve sair no começo de 2011 (e, ao contrário do que eu falo do Gingerbread, essa sim será a versão dedicada a tablets e dispositivos de maior capacidade); a próxima versão, iniciada pela letra I, será a Ice Cream.

O Android, desde que nasceu concebido pela Android Inc., companhia que depois foi adquirida pelo Google em agosto de 2005, passou por 5 grandes modificações ao longo de seu desenvolvimento, que teve início na versão 1.0, de outubro de 2008. Cada modificação dessas buscou propor melhorias em diversos aspectos, como usabilidade, compatibilidade, maior gama de recursos, incrementos em seu SDK, etc.
Nunca se sabe exatamente o que esperar da próxima versão – tirando uma ou outra dica, pista ou achismo – mas geralmente dois fatos são certos. O primeiro ultimamente tem havido uma espera de aproximadamente 6 meses entre os lançamentos de uma versão e outra. O segundo é um ponto curioso: que a inicial do nome da versão seguinte é sempre a próxima letra do alfabeto – qual será o doce que o Google vai "adotar" para a versão com inicial H? :)
Então, vamos a cada uma das versões.

Android 1.1
Lançado em Fevereiro de 2009.

Esse update praticamente ficou restrito aos usuários do G1, único celular com Android na época. Algumas características dos updates atuais já estavam presentes naquela época, como o update OTA (Over The Air, ou seja, via 3G ou wifi), e trouxe aos usuários o Voice Search, o Google Latitude e correção de alguns bugs, principalmente no Android Market.

Android 1.5 – Cupcake
Lançado em Abril de 2009.


Essa versão do Android já é mais conhecida, visto que ainda há diversos aparelhos "presos" nessa versão (LG GW620, Motorola Backflip, etc.). Dentre suas melhorias, podemos destacar a gravação de vídeos, um teclado virtual, o suporte a AD2P, widgets e transições entre as telas.

Android 1.6 – Donut 
Lançado em Setembro de 2009.


A versão 1.6 do Android não se distanciou muito da 1.5 em termos estéticos, porém tem como grande diferencial o fato de muitos aplicativos terem o Donut como versão mínima, o que aumenta a "estigma" sobre o 1.5. A experiência no Market teve grande melhoria, além de uma mais integração entre a câmera e a galeria, suporte a resolução WVGA (800x480) e maior gama de recursos na busca, inclusive por voz.

Android 2.0/2.1 – Eclair
Lançado em Outubro de 2009 (2.0), Dezembro de 2009 (2.0.1) e Janeiro de 2010 (2.1).


Na versão 2.0/2.0.1/2.1 do Android é que nos aproximamos do melhor que o sistema pode oferecer. Foram diversas as melhorias, como uma interface mais limpa, melhor experiência para o usuário, suporte a multi-touch, novo teclado virtual e – oba! – Live Wallpapers!

Android 2.2 – Froyo
Lançado em Maio de 2010.


O Froyo, por suas diversas melhorias – principalmente em termos de velocidade e responsividade – praticamente se a razão de viver de diversos usuários do Android. Explica-se: como muitos aparelhos recentes saíram de loja ainda com a versão 1.6 ou 2.1, os progressos trazidos pelo Froyo tornaram-se motivo de discórdia para os fabricantes e/ou operadoras que atrasam (ou, pior, recusam) o lançamento de uma atualização do sistema para 2.2. O caso mais emblemático, ao menos no Brasil, é o do Motorola Milestone, que possui um hardware bastante robusto, recente, mas que está ainda "preso" ao 2.1 (recentemente, foi anunciado o Froyo para o Motorola Droid, versão CDMA do Milestone, e para o Milestone europeu; logo logo provavelmente o veremos por aqui).
Além do upgrade na velocidade geral do Android, também houve melhorias no Market e implementações de novos recursos como USB Tethering, Wifi Hotspot, dentre diversas outras.

Android ??? – Gingerbread
Previsto para Outubro de 2010.


Ainda não se sabe muito sobre essa versão além do que já foi confirmado: suporte a vídeos no formato WebM e melhorias no copiar-e-colar. Rumores também apontam para uma loja de música integrada ao Market, maior qualidade na interface do usuário e suporte a telas com resolução WXGA (1366x768). Dos pontos negativos, também não-confirmados, pode-se citar que o Gingerbread teria suporte apenas a dispositivos de maior capacidade, e tablets.

Então, caro leitor, a dica maior desse texto fica por conta do seguinte: ao adquirir um novo celular com Android, procure sempre se atentar à versão que ele possui, e qual versão o fabricante pretende liberar para seu aparelho em breve (para conferir a versão atualmente instalada em um Android, vá para configurações » sobre o telefone » versão do firmware). O Sony Ericsson Xperia X10 é um bom exemplo, já que possui um dos melhores hardwares do mercado, mas leva o Android 1.6, com promessas de atualização para o 2.1 somente para o fim de 2010. Outros celulares que não atraem tanto os holofotes, como por exemplo o Samsung Galaxy Lite i5700, já contam com o 2.1.

sábado, 14 de agosto de 2010

Os 10 melhores widgets para Android | Agosto de 2010

Caros leitores do Jornal Android,
Vamos para a primeira edição dos 10 melhores widgets para Android, que terá – inicialmente – uma publicação mensal e buscará listar as melhores opções de widgets do período. Ocasionalmente, caso o mês tenha sido interessante, teremos algumas menções honrosas, além dos leitores também poderem fazer suas sugestões na área de comentários.
Junto com cada seleção, haverá um QR Code para que você ler com um barcode scanner e baixar o app diretamente em seu Android.


» Analog Clock Collection


Boa opção para quem quer substituir o relório analógico "de fábrica" que vem no Android. Vem com 32 opções de relógios, desde as mais sóbrias até as infantis, passando por um relógio do robô Android, cujos ponteiros são seus braços, até um do – pasmem – Bob Esponja.



» Evernote


Uma recente atualização do Evernote para Android trouxe um widget, que era inédito no app, e deixa na ponta dos dedos suas principais funcionalidades: buscar uma nota, escrever uma nova nota, adicionar uma nota com foto e adicionar uma nota falada. Possui apenas o tamanho 4x1.



» Gtasks


O Gtasks seria apenas um widget de anotações se não fosse uma pequena peculiaridade: sua perfeita integração com os tasks do Gmail. Todas as funcionalidades estão lá, e sua sincronização com o Google beira o perfeito. Tanto ao anotar no Gmail e sincronizar no Gtasks, como vice-versa. Para quem é fã do recurso, recomendadíssimo! Vem nos tamanhos 2x2 e 4x2.



» Mario Item Block


Da série "widgets inúteis que adoramos", o Mario Item Block adiciona um de seus clássicos blocos com interrogação na home screen, ocupando uma espaço 1x1. Ao se clicar nele, pode sair uma flor, um cogumelo ou algumas moedas. O app ainda dá um cenário de Super Mario para se usar de wallpaper, mas tem o porém de não poder ajustar o volume dos efeitos sonoros ou, ainda, silenciá-lo.



» System Info Widget


Todas as informações relevantes de seu Android – bateria, temperatura, memória RAM, memória do sistema e memória do cartão SD – ficam na sua homescreen, com as opções de tamanho 1x4 e 4x1. O widget ainda pode ser configurado quanto a sua aparência, temperatura e intervalo de atualização.



» Turtle Photoframe


Há poucos widgets no Market que cuidam da quase irrisória tarefa de se colocar uma foto na área de trabalho, e o Turtle Photoframe faz isso e mais um pouco. Pode-se selecionar uma pasta com fotos para que as fotos mudem de tempos em tempos, e ainda configurar o tempo dessa transição, em segundos. O widget tem opções de tamanho de 2x2, 4x2 e 4x4.



» Battery Life


Há diversos widgets que exibem o status atual de sua bateria, mas as opções de configuração do Battery Life o tornam o melhor de sua categoria. Esse widget, de tamanho 2x1, pode exibir temperaturas em Celsius ou Fahrenheit, mostrar informações a mais (como temperatura, voltagem, etc.) e ter seu tema de cores configurado.



» Fantasy LockScreen


Apesar de ser considerada um pouco insegura, o travamento por padrão ainda é a escolha dos usuários de Android para evitar bisbilhoteiros. Porém, não é sempre que queremos travar o celular, e ter que ir até as opções de segurança pára desabilitar o recurso acaba sendo um pouco inconveniente. Esse simpático widget, que mede apenas 1x1, permite ao usuário ativar ou desativar ao travamento por padrão com apenas um clique, porém é bem novo e não possui nenhuma opção de personalização.



» Foursquare


Sabe para onde ir hoje à noite? O app da Foursquase cuida muito bem da tarefa de agregar opiniões dos melhores lugares de sua cidade, e o widget mostra em tempo real onde seus amigos estão naquele momento. A única desvantagem é que possui apenas um tamanho, o incomum 3x3.



» Gmail Unread Count


Esse widget poderia muito bem exibir apenas um ícone do Gmail com a quantidade de e-mails não lidos, mas ele vai muito adiante. Pode-se escolher o estilo do widget, a conta do Gmail à qual ele estará vinculado (para aparelhos onde pode-se configurar mais de uma conta do Google), o texto do widget, dentre outras opções. Vem apenas na opção 1x1 – o que é mais do que suficiente.





Licença Creative Commons
Os 10 melhores widgets para Android | Agosto de 2010 de Rodrigo Rigotti é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported.
Based on a work at jornalandroid.blogspot.com.